Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 06:54
15/08/2023 as 20:09:09 | Por Janaína Oliveira |
Educação - Escolas em Tempo Integral começam a ofertar Xadrez na grade curricular de ensino
Fazem parte do currículo dos alunos, Educação Financeira, Robótica, Meio Ambiente e Jogos Pedagógicos.
Fotografo: André Alexandre
Sem Legenda

As escolas da Rede Municipal passaram a complementar o ensino dos alunos com mais uma disciplina para a grade curricular, o reforço desta vez, veio através do Xadrez para ajudar ainda mais no desenvolvimento de diversas habilidades como: memória, tomada de decisões, paciência, estratégias, controle de emoções, aumento da capacidade de dedução e outros aspectos como a socialização, a ética e a cidadania, e o estímulo da mente, por exemplo.
 
Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam com as matérias complementares utilizadas par o preenchimento do currículo estudantil das escolas de forma integral, são elas, Educação Financeira, Robótica, Meio Ambiente e Jogos Pedagógicos que agora se unem a novidade do Xadrez, que, neste primeiro momento, está como projeto piloto na escola do distrito de Caravágio.
 
Segundo a secretária de Educação Lúcia Drechsler, a intenção da Prefeitura Municipal, é contemplar as outras escolas de tempo integral com a disciplina no próximo ano letivo (2024). Atualmente, o Município conta com ensino de forma integral nas unidades de ensino do distrito de Caravágio, Escola professora Geni Terezinha Forgiarini, Escola Matilde Luiza Zanatta Gomes e Escola Maria Tereza Paloschi.
 
“Nós preocupados em ofertar um ensino de qualidade estamos buscando alternativas para complementar as outras disciplinas obrigatórias, e descobrimos que o ensino do xadrez e das outras complementares, literalmente complementam o ensino desses alunos em sala de aula, além de trazer diversos benefícios e vantagens que auxiliam no aumento da capacidade intelectual e cognitiva, essas disciplinas são necessárias na formação desses estudantes” pontua.
 
Com a inserção das disciplinas complementares, a coordenadora pedagógica das escolas de tempo integral, Iluir Tiecher, destaca que os alunos estão mais focados e apresentando um melhor rendimento das notas, já que o ensino é feito de maneira lúdica.
 
“O xadrez tem o objetivo de trabalhar às habilidades de raciocínio lógico-matemático, concentração, memória, atenção e criatividade, além disso reforça as tomadas de decisões dos alunos que aprende a lidar com problemas de maneira mais calma, objetiva, proporcionando o aumento de sua capacidade de processar informações” enfatizou.
 
Prefeitura de Sorriso
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br   
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil