Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 - 10:45
10/04/2024 as 08:11:25 | Por Janaína Oliveira |
Município sanciona Lei que dispõe sobre Ações Preventivas à Depressão e ao Suicídio nas escolas
Promoção da saúde mental de crianças e adolescentes nas unidades escolares de Sorriso.
Fotografo: Cleiton Isidório
O prefeito Ari Lafin

O prefeito Ari Lafin sancionou na última quinta-feira, 04 de abril, a Lei nº 3.512, que autoriza as escolas a desempenhar o Programa Municipal de Ações Preventivas à Depressão e ao Suicídio na Rede de Ensino, lei essa que corrobora com a lei nº 3.262/2022 que criou o Programa Fortalecendo Sonhos. O programa tem como finalidade a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes por meio das temáticas de conscientização, prevenção e intervenção precoce em casos de depressão e ideação suicida.
 
O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Fortalecendo Sonhos, em parceria com profissionais de saúde mental, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais capacitados, que desempenham ações educativas, informativas e de apoio psicossocial, rodas de conversa nas unidades escolares com alunos e/ou famílias para inseri-los no debate e contexto do tema.
 
Por meio do programa, os professores e demais funcionários da rede municipal de ensino passam por capacitações para saber identificar sinais de alerta, além de saber como lidar e oferecer apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade psicológica. Dentre as ações, serão realizadas palestras e campanhas de conscientização sobre saúde mental, depressão e prevenção do suicídio, bem como, a implementação de atividades extracurriculares que promovam o bem-estar emocional e a resiliência entre os estudantes, como destaca a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
 
“É um trabalho preventivo que será desenvolvido de forma integrada com outras políticas públicas municipais voltadas para a promoção da saúde mental e da educação, visando a uma abordagem holística e eficaz na prevenção da depressão e do suicídio entre crianças e adolescentes do nosso Município. Em casos identificados, estes alunos serão encaminhados à unidade de saúde para receber o devido acompanhamento”, frisa.
 
 
 
Fonte: Prefeitura - Janaína Oliveira




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil