Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 - 14:37
15/04/2024 as 17:10:24 | Por Ailton Lima - Gcom |
Saúde disponibiliza vacinação contra a gripe influenza para grupos prioritários
Os interessados devem levar a caderneta de vacinação ou um documento com foto.
Fotografo: GCOM
Saúde disponibiliza vacinação contra a gripe influenza para grupos prioritários

A secretaria de Saúde de Rondonópolis (SMS), comunica a toda a população local que já está disponibilizando vacinas contra a gripe influenza para grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) nas unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira das 07h as 11h e das 13h às 17h. Os interessados devem levar a caderneta de vacinação ou um documento com foto.
 
Conforme a SMS, crianças de 6 (seis) meses de idade até as menores de (6) seis anos, bem como mulheres gestantes e puérperas; povos indígenas e quilombolas bem como populações em situação de rua estão liberados para se imunizarem em qualquer uma das cerca de 70 unidades de saúde espalhadas pela cidade e zona rural.
 
Além desses grupos acima citados, os idosos de 60 anos de idade e acima, imunossuprimidos ou não; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos entre outros, também são prioridades nessa etapa da vacinação.
 
Finalizando o grupo prioritário definido pelo MS, estão Trabalhadores Portuários; Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e pessoas com deficiência permanente, também serão prioridade nesta etapa da vacinação.
 
DIA D
 
Na verdade, a vacinação já acontece em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h as 11h e das 13h às 17h. Todavia, para facilitar o acesso dos trabalhadores (as) que por alguma razão não possam se dirigir a uma unidade de saúde durante a semana, a secretaria definiu o Dia 20/04, próximo sábado, como o “Dia D” da vacinação/imunização.
 
VACINA HPV
 
No entanto, segundo a enfermeira-chefe de imunização da SMS, Cibely Carvalho, além da vacinação contra o vírus da influenza a secretaria de Saúde ainda está disponibilizando vacinas contra o HPV - para jovens de 09 a 19 anos de idade, bem como fará atualização de caderneta vacinal de vacinas de rotina, em crianças até 6 anos de idade.
 
A secretaria alerta ainda para as mudanças técnicas e orientações do Ministério da Saúde nos esquemas vacinais da HPV, que atende a um novo calendário de vacinação e que a partir de agora será feita em apenas uma etapa (dose única).
 
Lembrando que os jovens de 09 a 19 anos já vacinados com uma dose, serão considerados vacinados conforme a nota técnica do M.S.
 
A secretaria de Saúde reforça ainda a população que procure um dos postos de saúde da cidade paras se imunizar contra a gripe influenza e se proteger de eventuais complicações, já que tem havido uma onda de gripe muito forte na cidade, e a vacinação/imunização protege a saúde das populações consideradas prioritárias: crianças, idosos e mulheres gestantes evitando complicações mais sérias, incluindo internações etc.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil