Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 02:07
12/05/2022 as 19:00 | Por Redação |
Se as eleições fossem apenas em Cuiabá e VG, Mauro seria reeleito em primeiro turno
O chefe do Executivo lidera a disputa em Cuiabá e Várzea Grande com 38% das intenções de votos
Fotografo: Divulgação
Com a saída de Pinheiro (MDB), o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil), passou a ser o franco favorito para se reeleger em primeiro turno

Sem um adversário competitivo, o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil), está com sua reeleição consolidada nas duas maiores cidades de Mato Grosso.
 
Segundo pesquisa da PercentBrasil, o chefe do Executivo lidera a disputa em Cuiabá e Várzea Grande com 38% das intenções de votos, o que lhe assegura possível vitória já no primeiro turno.
 
No entanto, o vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa (PV), surpreendeu na modalidade estimulada e cravou 15% de preferência, percentual que o projeta como nome viável nestas eleições gerais. Stopa herdou o espólio do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que optou por permanecer no Alencastro.
 
O ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), figura na terceira posição com exatos 6%. Na mesma simulação, o ex-secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes (PV), beliscou 1%, mas Éder deve mesmo concorrer ao cargo de deputado estadual.
 
“Óbvio que o governador (Mauro Mendes) está consolidado em primeiro lugar, mas o Stopa (vice-prefeito) absorveu o eleitorado do Emanuel (prefeito). Ele começa a disputa na casa dos dois dígitos, cenário que o favorece a concorrer ao Governo com apoio da oposição em Mato Grosso”, analisou Ronye Steffan, sócio-proprietário da Percent.
 
Espontânea
 
O cenário espontâneo também confirma o favoritismo do atual governador, Mauro Mendes. Ele lidera a disputa em Cuiabá e Várzea Grande com 24,4%, seguido bem a distância por Emanuel que obteve 10,3%. O senador, Wellington Fagundes (PL), que vai concorrer à reeleição, foi lembrado por 7% dos eleitores.
 
Na modalidade espontânea, Stopa conquistou 5% das citações, seguido pelo ex-deputado federal, Nilson Leitão, com 2,5%. O sojicultor Odílio Balbinotti e a ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli (PC do B), pontuaram com apenas 0,3%.
 
Rejeição
 
O ex-secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes, e o atual chefe do Executivo, Mauro Mendes, são os mais rejeitados com 27,5% e 15,6%, respectivamente. O vice-prefeito da Capital, se topar concorrer ao Palácio Paiaguás, terá enorme potencial de crescimento, pois a rejeição dele é de apenas 4%, baixa se comparada com seus concorrentes.
 
Metodologia
 
A Percent aplicou a técnica “survey de opinião” com 1.000 entrevistados por telefone em Cuiabá e Várzea Grande. A coleta de dados se deu entre os dias 27 de abril a 3 de maio. A margem de erro de é 3,10% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da Lei Eleitoral, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06721/2022.
 
Redação
 
Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil