Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 07:09
13/12/2021 as 16:23 | Por Por Marília E Wellington |
Cade e PF investigam cartel de empresas que prestam serviços hospitalares no DF e em 7 estados
Operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, na manhã desta segunda-feira
Fotografo: Divulgação
Sem Legenda

Uma operação da Polícia Federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), deflagrada nesta segunda-feira, apura supostas irregularidades em licitações e a formação de cartel entre empresas que atuam no mercado de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos hospitalares.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal (veja lista mais abaixo). O g1 apura os nomes e os endereços dos alvos.

A investigação, que contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), é baseada em um acordo de leniência, firmado em 2019, que apontou evidências, segundo a PF, de acordos entre empresas concorrentes para "fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas e divisão de mercado e de clientes".

Além disso, a investigação cita a apresentação de propostas de cobertura de preços, troca de informações comerciais e "concorrencialmente sensíveis" entre empresas, com o objetivo de favorecer as participantes do edital e frustrar o caráter competitivo das licitações.

"As empresas participantes do cartel agiam com a intenção de manter o mercado 'pacificado', evitando 'guerras de preços', de sorte que os envolvidos dividiam entre si clientes e licitações", informou a PF."

Segundo análise realizada pelo Cade, as irregularidades foram constatadas no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há também indícios de "atividade anticompetitiva" no Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Operação Mercado Pacificado

Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do Cade participaram do cumprimento dos mandados judiciais nas seguintes cidades:

*Brasília (DF)

*São Paulo (SP)

*Embu das Artes (SP)

*Suzano (SP)

*Itabuna (BA)

*Salvador (BA)

*Imperatriz (MA)

*São Luis (MA)

*Sousa (PB)

*Recife (PE)

*Duque de Caxias (RJ)

*Caxias do Sul (RS)

*Cachoeirinha (RS)

Os investigados devem responder por infrações contra a ordem econômica previstas na Lei de Defesa da Concorrência, crimes contra a ordem tributária e associação criminosa.

Por Marília Marques e Wellington Hanna, g1 DF e TV Globo

Colaborou:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br
feccebook  brasilpolicial@gmail.com
Em breve TVbrasilintegracaoWEB




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil