Fundado aos 12 de janeiro de 1970 pelo Jor CEO Narciso da Silveira

Cidadão Repórter

(66)992511952

Cuiabá(MT), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 21:29
09/11/2020 as 12:00 | Por Por G1 PE |
Operação da PF contra tráfico internacional de drogas cumpre mandados em sete estados
Investigação começou a partir de apreensão de 808 quilos de cocaína em carga de bananas no Porto de Suape, em 2019.
Fotografo: Receita Federal/Divulgação
Cocaína estava escondida em carga de bananas em Suape, no Grande Recife, em 2019

A Polícia Federal desencadeou, nesta segunda-feira (9), uma operação contra um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, eles remetiam drogas em contêineres através de portos do país para a Europa (veja vídeo acima). Quatro pessoas foram alvo de prisão preventiva.

Foram cumpridos 18 mandos de busca e apreensão na operação Símios, que acontece em Pernambuco e outros seis estados.

Inicialmente, a ação ocorria em seis estados ao todo, mas um dos alvos dos mandados de prisão foi para um homem que estava em um presídio de Goiânia (GO), elevando para sete o total de unidades da federação, apontou a PF. Os outros alvos foram presos em Teresina e no Ceará, ainda segundo a PF.

As investigações começaram com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019.

De acordo com a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.

Nesta segunda, a ação foi desencadeada em conjunto com outra no Pará, que também teve a investigação iniciada após a apreensão de cocaína em um contêiner em 2019. Na época, foi 1,5 tonelada envolta em argamassa.

A ação ocorreu no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; Bonito, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão pernambucano.

Também foram emitidos mandados para Natal (RN), Parnamirim (RN), Teresina (PI), São Paulo (SP), Sumaré (SP), Cuiabá (MT), Juazeiro do Norte (CE), Barbalha (CE) e Fortaleza (CE), segundo a PF.

Em Pernambuco, foram apreendidos documentos e mídias de computadores, inclusive em um escritório no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

A organização criminosa tinha como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, para depois ocultar em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres, afirmou a Polícia Federal.

Os integrantes do grupo criminoso ficavam espalhados pelo Nordeste do país, com atuação também no Norte e ligação com "lavadores" de dinheiro na região Sudeste e Centro-Oeste, segundo a PF. Os chefes do esquema seriam dois irmãos do Sertão do Cariri.

Os investigadores explicaram que os criminosos começaram com roubo e furto de cargas e, por isso, já tinham sido alvo da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 nos estados de Rio Grande do Norte e Paraíba.

A investigação contou com apoio da Receita Federal. A PF afirmou que 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte:  Por G1 PE

Jornalista:  Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Municípios da Grande Baixada Cuiabana.
E.mail . Jornal.int@gmail.com.br    
Site www.brasilintegracao.com.br




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil